sexta-feira, 28 de setembro de 2012


O Projeto “Vozes da Juventude”, que oferece aulas gratuitas de música e esportes, foi, mais uma vez, destaque em todo Brasil. Em parceria com a equipe do Outro Olhar, as Oficinas Comunitári
as da Memória Popular Brasileira levaram ao ar pela TV Brasil um vídeo documentário de dois minutos sobre a realidade do bairro Paracatuzinho e a importância da iniciativa. A produção dos oficineiros do Vozes da Juventude, da Rede Comunitária de Comunicação, do Programando o Futuro e do Cultuarte foi ao ar na última terça-feira, 25, no Repórter Brasil.

Segundo o músico José Augusto, o Projeto Vozes da Juventude surgiu “da necessidade dos jovens terem contato com a cultura, com a música, com a dança e o esporte”. Para o empresário Roberto Pires, o Robertão, proprietário da FAMAG Pré-moldados, apoiadora do projeto, a classe empresarial tem de “pegar parte do lucro e devolver para a sociedade através de projetos sociais como este. O Vozes da Juventude é uma terapia ocupacional. Nós temos de ocupar nossa juventude”.

Para a aluna Aline Aparecida, a iniciativa diminuiu a criminalidade na região. “Antigamente a gente passava e muitos meninos estavam na praça, e hoje não: os meninos que antes ficavam por lá estão aqui”, afirma. Já para seu pai, Genivaldo Ferreira, a experiência de ver sua filha participando das atividades é gratificante. “Quando vejo meus filhos se apresentando, tenho até de virar o rosto para poder chorar. É muito emoção. Muita emoção”.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Vozes da Juventude - Outro Olhar - TV Brasil

No Outro Olhar, você vai conhecer o projeto "Vozes da Juventude", que oferece aulas gratuitas de música e esportes a jovens carentes, em Paracatu, Minas Gerais. O vídeo é uma produção dos oficineiros do Vozes da Juventude e das entidades Rede Comunitária, Cultuarte e Programando o Futuro.

O vídeo foi produzido na II Oficina Comunitária de Produção Audiovisual com a equipe do Outro Olhar.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Oficinas Comunitárias Outro Olhar TV Brasil - Vozes da Juventude


Vivência em Produção para TV com a Equipe de Produção OUTRO OLHAR/TV Brasil Empresa Brasil de Comunicação, dentro da programação das Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual da Memória Popular Brasileira – Paracatu - MG.


Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual é um processo de ensino aprendizagem apoiado na utilização dos meios tecnológicos de produção videográfica, que teve sua metodologia fundamentada na prática pela Escola de Expressão e Comunicação Comunitária, operando-se em um passo a passo que reproduz a estrutura de uma produção audiovisual, despertando os agentes participantes para visões próprias no trato da informação e possibilitando-lhes a realização de documentos praticando todas as fases que envolvem a confecção de um produto pela linguagem audiovisual.

A proposta  de realização das Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual da Memória Popular Brasileira junto ao projeto Vozes da Juventude, com a parceria Outro Olhar/TV Brasil, Programando o Futuro e Secretaria de Cultura do DF/Programa Mala do Livro, visa  formatar o projeto da Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária/Vozes da Juventude, em convergência com metodologias de inclusão digital, ações culturais e comunitárias desenvolvidas no Bairro Paracatuzinho e em Paracatu MG.
        Desenvolver atividades de produção audiovisual  para abordagens de temas relacionados à Memória Popular Brasileira no contexto da realidade social, cultural e ambiental do município de Paracatu – MG 

Identificar e treinar potencialidades individuais e coletivas para a prática da linguagem audiovisual e o desenvolvimento dos temas propostos pelas diversas fases de uma produção em video.
Produzir a Primeira Mostra do Audiovisual Comunitário de Paracatu-MG como prática de aprendizagem das Oficinas.
Estruturar a Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária, com editoria permanente, articulando indivíduos e entidades na Rede Comunitária de Comunicação para a realização e veiculação de produtos pela TV Brasil, dentro do projeto Outro Olhar, além de Canais Comunitários, TVs Públicas Regionais e postagem nas Redes Sociais.
Temas:
1.      Paracatu – Patrimonio Histórico Nacional
2.      Paracatu - Patrimonio Ambiental – Os problemas da mineração
3.      Paracatu – Turismo, gastronomia
4.      Paracatu – Diversidade cultural, patrimônio imaterial, Quilombolas
5.      Paracatu - Paracatuzinho, o maior bairro da cidade - Vozes da Juventude
6.      Paracatu – Sustentabilidade, soluções, oportunidades

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Quinze cidades em MG farão ligações de graça em orelhão




BRASÍLIA. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou ontem a lista completa dos municípios em que a empresa Oi está proibida de cobrar pelas ligações feitas a partir de orelhões.

e acordo com a agência, a medida foi criada a partir de uma fiscalização feita nos telefones públicos, de todas as concessionárias, em setembro do ano passado.
A agência constatou que 30% dos equipamentos públicos da Oi não funcionavam devidamente. Além disso, em algumas regiões em que a empresa opera não há quantidade suficiente de orelhões instalados - são necessários quatro para cada mil habitantes, em cada município.

Para fazer as ligações gratuitas, basta o usuário tirar o telefone do gancho e fazer a ligação ou poderá usar o cartão, mas o crédito não será consumido.
A medida vale até 30 de outubro para 1.278 municípios. Em 742 municípios dos 21 Estados afetados pela medida, o prazo será maior: até 31 de dezembro deste ano.

Em Minas Gerais, cerca de 223 mil pessoas serão beneficiadas em 15 municípios. A maior cidade do Estado listada é Novo Cruzeiro.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Chafariz da Traiana - Tributo Barroco - Obra de Fábio Ferrer


Igreja do Rosário - Vista Retrô


Casa da Cultura de Paracatu MG


Beco de Paracatu MG


Igreja do Rosário - Paracatu MG


Igreja Matriz de Santo Antônio - Paracatu MG


VOZES DA JUVENTUDE INICIA HOJE AS OFICINAS DE COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA


OFICINAS COMUNITÁRIAS DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DA MEMÓRIA POPULAR BRASILEIRA/VOZES DA JUVENTUDE/PARACATU-MG

Apresentação:
OFICINAS COMUNITÁRIAS DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL é um processo de ensino aprendizagem apoiado na utilização dos meios tecnológicos de produção videográfica, que teve sua metodologia fundamentada na prática pela Escola de Expressão e Comunicação Comunitária, operando-se em um passo a passo que reproduz a estrutura de uma produção audiovisual, despertando os agentes participantes para visões próprias no trato da informação e possibilitando-lhes a realização de documentos praticando todas as fases que envolvem a confecção de um produto pela linguagem audiovisual.
A proposta  de realização das Oficinas Comunitárias de Produção Audiovisual da Memória Popular Brasileira junto ao projeto Vozes da Juventude, com apoio da Programando o Futuro, Secretaria de Cultura do DF através da Subsecretaria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e do Programa Mala do Livro, Arquivo Público do DF e TV Brasil, será um procedimento piloto, visando formatar o projeto da Agência Escola de Expressão e Comunicação Comunitária/Vozes da Juventude, em convergência com metodologias de inclusão digital, ações culturais e comunitárias desenvolvidas no Bairro Paracatuzinho e em Paracatu MG.